A origem do Tapete
A origem do Tapete
O tipo de tapete mais famoso e tradicional é o oriental, cujo surgimento se deu há aproximadamente 2500 anos, na Ásia Central (Turquia). No oriente, os tapetes serviam como decoração para as paredes, pois eram considerados preciosos demais para ficarem no chão. Somente nos momentos de oração esse costume era quebrado, sendo depois usados no chão das mesquitas e nos palácios dos califas, como ostentação de riqueza. Com Marco Pólo, os tapetes começaram a ser conhecidos no mundo ocidental.

O maior Tapete do mundo
Tapeceiros iranianos orgulham-se de ter manufaturado o maior tapete do mundo, com uma área de 6.000m², quase o tamanho do gramado do Maracanã.

Trata-se de um tapete feito à mão, dividido em nove segmentos, cada qual com 2,2 bilhões de nós, feitos um a um. São 38 toneladas de algodão e lã e está orçado em 5,8 milhões de dólares.

Segundo a Companhia Iraniana de Tapetes, foram necessários mil e duzentos homens e 18 meses para tecer o tapete feito sob encomenda para a mesquita do xeque Zayed Bin Sultan Al Nahyan, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Jul/2007.
Voltar p/ página anterior